Rubro-Negro foi surpreendido durante a manhã, teve treino atrasado e criticou postura da ABCD em nota oficial
Por Letícia Marques e Luiza Sá — Rio de Janeiro
Um exame antidoping surpresa causou incômodo no Flamengo na manhã desta sexta-feira, no Ninho do Urubu. A interrupção da rotina de treino dos atletas às vésperas de um jogo decisivo do Campeonato Brasileiro gerou reclamações de dirigentes e da comissão técnica, além de uma nota oficial do clube.
Com o treino pela manhã, a apresentação dos atletas acontece geralmente às 9h (de Brasília), mas a maioria do elenco costuma chegar antes para fazer atividades individuais. Às 9h30 inicia o treinamento na academia e às 10h o treinamento no gramado.
O clube entende que, caso os agentes tivessem chegado mais cedo ao Ninho, a preparação não teria sido afetada. Alguns jogadores envolvidos perderam algumas ativações na academia por conta da gestão do tempo. Em um certo momento, o Flamengo entendeu que não tinha mais como segurar o começo das atividades e iniciou o trabalho.
O protocolo prevê que enquanto o jogador selecionado não tiver feito o exame é necessário que pelo menos um coletor esteja o acompanhando. Por isso, três dos nove membros da ABCD que estiveram no Ninho do Urubu assistiram ao treino. Até a atividade começar, alguns atletas ainda não haviam conseguido fazer o exame.
Isso é parte do procedimento comum a qualquer exame antidoping e é bem semelhante ao que acontece após as partidas quando há necessidade do jogador selecionado participar de uma entrevista coletiva, por exemplo. Desta forma, o clube deslocou seguranças para acompanharem os funcionários, garantindo que não houvesse gravações ou fotos da atividade.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/K/d/9JppEBQZKt6XKOBxzd3w/54661798783-0349b8ef9a-b.jpg)
CT Ninho do Urubu do Flamengo — Foto: Adriano Fontes / Flamengo
Alguns jogadores deixaram o gramado durante a atividade para ir ao banheiro devido à quantidade de água ingerida antes do treino. Carrascal e Luiz Araújo são alguns exemplos. Internamente, as pessoas que transitam no Ninho consideraram um ‘”transtorno” na véspera de um jogo decisivo.
O treino desta sexta-feira era visto como fundamental no Flamengo, já que a quinta foi de regenerativo para os titulares do clássico. O técnico Filipe Luís usou o tempo para organizar o time, testar movimentações táticas e treinar jogadas ensaiadas.
A presença dos fiscais de maneira integral na atividade incomodou a comissão, já que no Ninho do Urubu ninguém é autorizado a acompanhar os treinamentos, com restrições severas para os funcionários. Filipe, que é rígido com as regras, ficou bastante insatisfeito com o procedimento.
A manifestação do Flamengo às 11h aconteceu porque o clube entendia ter sido o único postulante ao título submetido ao procedimento. Durante a tarde, porém, o Palmeiras divulgou que a ABCD foi à Academia de Futebol antes do treino para fazer os mesmos testes.