Campo Grande, 3 de maio de 2024

China evita impor lockdown em país inteiro para combater segunda onda

Depois de controlar as infecções pelo coronavírus, houve um aumento de casos desde o início do ano. Recentemente, os números subiram para mais de cem por dia, o que aumentou o temor de um surto em grande escala.

O Ano Novo Chinês acontece em fevereiro, e as autoridades precisam decidir como vão gerenciar os deslocamentos durante o feriado.

Na província de Hebei, que circunda Pequim, houve centenas de infecções nas últimas duas semanas. Lá, as autoridades foram instruídas a elaborar planos individuais para cada comunidade.

A cidade de Pequim não vai impor nenhuma regra sobre as viagens de Ano Novo Chinês, e vai delegar às autoridades provinciais e às empresas as decisões sobre o que fazer no feriado.

Mais de 20 regiões de nível provincial pediram às pessoas que permanecessem no local durante o feriado, mas evitaram a proibição.

As regras e diretrizes variam e mudam frequentemente, mesmo dentro das cidades.

Embora tenham sido instados a não agirem excessivamente, os governos locais nas regiões mais afetadas introduziram frequentemente medidas draconianas para fechar as rotas de transmissão do Covid-19.

“Os detalhes das restrições são deixados para as autoridades locais darem corpo, o que significa que se algo der errado, eles suportarão o impacto da ira do povo e do governo central”, disse Yifei Li, professor da New York University Shanghai que estuda as políticas ambientais e de saúde pública da China.

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp