Campo Grande, 19 de abril de 2024

EM FASE FINAL DE OBRA, COMEÇA A RETIRADA DOS POSTES DA RUA 14 DE JULHO

Nesta quarta-feira (6), a vista da principal rua do comércio de Campo Grande vai mudar completamente. Começa hoje, depois de um ano e meio de obra, a tão esperada retirada dos postes da Rua 14 de Julho.

O serviço executado pela Energisa tem início na primeira quadra, entre a Avenida Fernando Corrêa da Costa e Rua 26 de Agosto, onde serão retirados sete postes. Serão suprimidos os postes das dez quadras que estão sendo requalificadas, incluíndo 96 postes e mais de 10 quilômetros de cabos.

IMG-20191106-WA0026A obra do Reviva Campo Grande, segundo a Engepar, empreiteira que executa os serviços, está com 97% de conclusão. Drenagem, rede de esgoto, sistema de abastecimento de água, telecomunicação, rede de iluminação pública, infraestrutura para Agetran, segurança e TI, e vistoria técnica estão concluídos.

Ainda falta finalizar o paisagismo, a sinalização viária, a rede elétrica e a pavimentação da pista de rolamento e calçadas.

O lançamento da nova 14 de Julho está marcado para o dia 29 de Novembro, a partir das 18 horas, com decoração natalina e shows especiais. O evento será aberto ao público e seguirá, ao longo do mês, uma programação cultural para quem for às compras neste fim de ano.

A obra

A obra na 14 de Julho foi planejada com o conceito de devolver a rua aos pedestres, tirando da 14 o status de via de passagem. A proposta é fazer com que o cidadão tenha prazer em realizar suas compras, podendo andar com tranquilidade, sem concorrer com os carros. Para isso, estão sendo instaladas ilhas de descanso, com lugar para sentar, lixeiras especiais, todo um mobiliário direcionado ao bem-estar. É o centro da cidade sendo pensado para as pessoas, para o convívio.

Dentre as inovações previstas no projeto, está a instalação de rede de wi-fi em toda a via e câmeras de segurança em cada quadra. “Temos a concepção de um projeto que leva para a área central a proposta de um shopping a céu aberto, com toda a confortabilidade que o cidadão merece e busca quando vai fazer compras. Vamos devolver ao centro o status de coração comercial da cidade, e desta vez, um coração requalificado”, explica a coordenadora do Reviva Campo Grande, Catiana Sabadin.

Para se ter uma ideia da complexidade da obra, as profundas escavações mexeram em estruturas antigas, de mais de 60 anos. E tudo foi trocado. A rede de esgoto foi o primeiro serviço a ser concluído, seguido da drenagem. O revestimento novo das calçadas, a rede elétrica e de telecomunicações, abastecimento de água, além da infraestrutura para Agetran, segurança e TI. Quando a obra for finalizada, no dia 29 de novembro deste ano, não se verá mais os fios nos postes, que prejudicam a imagem da cidade.

Outro fato importante na obra de requalificação da Rua 14 de Julho é o cuidado com a arborização urbana. Serão mais de 180 árvores, todas com cerca de cinco metros de altura, espaçadas, coloridas e alegres. Com isso, a temperatura ficará mais amena, complementando todo o conforto planejado para os pedestres.

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp