O projeto Estudantes no Controle foi lançado em agosto deste ano, contando com a participação de 20 escolas
Campo Grande (MS) – As ações desenvolvidas pelas escolas premiadas pelo projeto Estudantes no Controle 2019 serão conhecidas nesta segunda-feira (2.12), em solenidade no auditório do Sebrae, às 9h30. O projeto foi desenvolvido pela Controladoria-Geral do Estado (CGE), em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Secretaria Estadual de Educação (SED).
O controlador-geral do Estado, Carlos Girão, explicou que o piloto do projeto foi desenvolvido em 2018 em cinco escolas estaduais e devido ao sucesso da iniciativa, neste ano o projeto foi estendido para vinte escolas. “O objetivo é fazer com que esses jovens enxerguem que há uma premiação em se mobilizar e cuidar do patrimônio público, que é de todo mundo. Além disso, é uma forma de incentivar o controle social, adultos mais comprometidos com a sociedade. A união de todos faz a força e nós queremos no futuro, cidadãos que sejam mais cientes e ciosos do patrimônio público, conscientes de seus direitos e também dos deveres”, afirmou.
O objetivo do Estudantes no Controle é promover a cidadania fiscal e a participação social, estimulando o reforço de valores éticos universais, fundamentais no enfrentamento da corrupção, por meio de ações práticas de exercício de cidadania ativa. Com isso, a proposta é que os participantes assumam uma postura de protagonismo na escola, por meio da conservação do patrimônio público e disseminação de conhecimentos e práticas de participação e controle social, também nas comunidades.
Participaram do projeto Estudantes no Controle 2019 alunos de vinte escolas da Rede Estadual de Ensino (REE), localizadas nas cidades de Campo Grande, Terenos e Jaraguari, responsáveis pela oferta dos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Ensino Médio (1º, 2º e 3º), abrangendo também estudantes matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Ensino Técnico.
Paulo Yafusso – Subsecretaria de Comunicação (Subcom)
Foto: Saul Schramm