Campo Grande, 25 de abril de 2024

EMEI “PROFESSORA ELENIR ZANQUETA MOLINA” É A SÉTIMA UNIDADE A RECEBER BRINQUEDOS PRODUZIDOS POR DETENTOS

Brinquedos de madeira e crochê, produzidos por detentos da Penitenciária de Segurança Máxima da Capital irão dar suporte, a partir desta sexta-feira (6), às atividades pedagógicas desenvolvidas para os 215 alunos da EMEI “Professora Elenir Zanqueta Molina”, no bairro Nascente do Segredo.

06 03 ESCOLA KARINEMATOS 3 EMEI “PROFESSORA ELENIR ZANQUETA MOLINA” É A SÉTIMA UNIDADE A RECEBER BRINQUEDOS PRODUZIDOS POR DETENTOSAs 30 peças foram confeccionadas por meio do projeto “Educação Lúdica com Brinquedos Pedagógicos”, parceria da  Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e Secretaria Municipal de Educação (Semed).

O prefeito Marquinhos Trad participou da entrega, além da comunidade escolar, técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e representantes da Agência Estadual do Sistema Penitenciário (Agepen).

A Gerente da Educação Infantil da Reme, Isabel Correa, falou sobre a importância de unir a brincadeira e o pedagógico. “Nós sabemos o quanto é importante para o desenvolvimento dos alunos, lembrando que os brinquedos são da Emei e depois estarão na brinquedoteca para que todas as crianças façam uso”, afirmou.

A diretora da unidade, Juliana Ferreira de Souza, disse que os brinquedos despertaram a atenção das crianças, já que retratam personagens do universo infantil. “Elas ficaram encantadas pois os brinquedos têm personagens que eles conhecem, facilitando o pedagógico”, frisou.

Já o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, falou sobre o papel social que o projeto representa para os detentos. “Essa parceria com Agepen é muito importante, pois nós podemos levar para as pessoas que estão dentro do presídio, a oportunidade de fazerem uma boa ação para a sociedade e nós apoiamos essas pessoas. Essa é uma grande parceira, incluindo os parquinhos de pneus que também atendem nossas crianças”, pontuou.

A operadora de call center, Silvia Cristina Mota de Oliveira Duarte, mãe de aluno da Emei, disse ser fundamental estimular a criatividade pr meio dos brinquedos artesanais.

“Brincando ela também aprende a como cuidar e as diversas funções que tem cada brinquedo. Eu acredito que é muito importante essa doação porque além de ajudar as Emeis, os presos também estão tendo terapias ocupacionais”, ressaltou.

Desde o início do projeto, em 2017, 1,6 mil alunos já foram contemplados com os brinquedos.

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp