Campo Grande, 18 de abril de 2024

PREFEITURA ENTREGA 10 MIL MUDAS DE ÁRVORES FRUTÍFERAS EM AÇÃO NESTE SÁBADO

A manhã deste sábado (25) foi de incentivo ao plantio de 10 mil mudas de árvores frutíferas em Campo Grande. A iniciativa aconteceu ao lado do Paço Municipal, na Rua Arthur Jorge esquina com a Barão do Rio Branco, e faz parte das ações em celebração à Semana da Árvore, realizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur).

Durante a entrega das mudas, o prefeito Marquinhos Trad falou da importância do poder público incentivar o plantio de árvores. “A administração precisa atuar sempre em conjunto e com o apoio da população. Não adiantaria ofertar as mudas se as pessoas não se interessassem em plantar, cultivar com carinho essas mudas produzidas com tamanho zelo pelos servidores. Nossa cidade está sendo referência mundial na questão ambiental”.

A entrega das mudas foi no sistema drive thru, onde famílias inteiras participaram do evento ou de carro, outras de motocicleta e teve até que foi com a bicicleta garantir suas mudas. Helder Figueiredo foi buscar algumas mudas com sua filha mais nova, e contou que plantio. “Vamos plantar todos juntos, inclusive com minha filhinha e cada um dos netos. Essa ação é sensacional, a gente precisa. Campo Grande já se destaca pelo nível de arborização que tem. Então é importante a manutenção, o incremento para continuar no caminho certo”.

Dona Lélia Oneto da Silva foi acompanhada do esposo e filho. Ela comentou que a família já tem o hábito de cultivar mudas frutíferas. “Já temos uma área de cultivo e assim contribuímos para o meio ambiente. Gostamos de plantar. Temos prazer em colher os frutos desde pequenininho, quando começa a nascer, usamos em nossas refeições.
Assim, como também é um bem para os animais”.

Júlio César Marques foi um dos primeiros a receber as mudas e destacou a necessidade de iniciativas como essa. “É fundamental essa iniciativa da prefeitura municipal quanto à conscientização e preservação do meio ambiente. O plantio de árvores melhora o nosso clima e com tanto desmatamento que temos por aí, queimadas, é importante essa iniciativa. Ficamos sabendo através de amigos que estaria acontecendo essa distribuição hoje e a gente veio aqui garantir uma muda”.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Luís Eduardo Costa, este é um momento  importante, estratégico, para que os quintais possam ter diversidade e tipos diferentes de frutos. “Primeiro, precisamos agradecer aos nossos colaboradores, nossos servidores que estão aqui atuando na promoção não só da arborização urbana, como na oferta de alimentos às mais diversas espécies de aves encontradas em Campo Grande”.

E, ao longo do mês serão realizados plantios em praças públicas e a programação continua sendo realizada entre os dias 3 e 6 de outubro, de forma 100% virtual, com o pré-evento do XXIV Congresso Brasileiro de Arborização Urbana e o III Congresso Iberoamericano de Arborização Urbana 2021. Podendo ser acompanhado via on-line pelo site www.virtual.cbau.eco.br onde especialistas reconhecidos internacionalmente apresentarão uma programação dedicada a refletir sobre como a Arborização Urbana pode contribuir para a Década da ONU da Restauração dos Ecossistemas (2021-2031).

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp