Campo Grande, 25 de outubro de 2021

Vereador Otávio Trad apresenta projeto de combate ao capacitismo e chama pessoas com deficiência para contribuir

No Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, nesta terça-feira (21), o vereador Otávio Trad (PSD) apresentou o Projeto de Lei 10.260/21, que institui a campanha permanente de conscientização e combate ao capacitismo, o preconceito contra a pessoa com deficiência. Durante a audiência pública que discutiu o tema, o parlamentar convidou os ativistas e especialistas para contribuírem na construção da proposta.

“Nós temos a obrigação de estar discutindo temas importantes como esse, e estamos cada vez mais trazendo a acessibilidade e inclusão aqui dentro do plenário, seja com projetos, ações e discussões”, destacou. “Nosso objetivo é dar possibilidade de todos nós estarmos no mesmo meio”, completou.
A proposta prevê a instituição da Campanha Permanente de Conscientização e Combate ao Capacitismo na Rede Municipal de Ensino de Campo Grande. Entre as ações previstas estão conscientizar, capacitar e informar educadores, alunos e demais profissionais no combate ao preconceito e a discriminação contra a pessoa com deficiência; promover seminários, palestras, reuniões, fóruns e debates relativos ao combate ao preconceito conta a pessoa com deficiência.
Capacitismo – O capacitismo é toda a forma de discriminação e o preconceito social contra pessoas com deficiência. Este preconceito é alimentado toda vez que se limita a crer que a deficiência é um empecilho determinante para a independência, realização de tarefas cotidianas, inserção no mercado de trabalho, formação de uma família, entre outros. Este comportamento contraria o princípio da equidade
Outra face do capacitismo, é a definição de PcDs (Pessoas com deficiência) como inferiores ou heróis, dois extremos que desprezam as qualidades e competências individuais. Por exemplo, ver pessoas com deficiência que realizam atividades comuns do dia-a-dia como inspiração e exemplo de superação.
#PraCegoVer: Fotografia. #PraCegoVer: Fotografia. Vereador Otávio Trad, visto da cabeça até a cintura. Está de camisa e máscara branca, segurando o microfone com a mão direita enquanto discursa na audiência pública Luta contra o capacitismo e a inclusão da pessoa com deficiência. Na mesa, à sua frente estão documentos e álcool gel. Ao lado estão ativistas e especialistas convidados. Todos estão de máscara. Fim da descrição.
Fernanda Palheta
Assessora de Comunicação do Vereador Otávio Trad

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 + 17 =