Campo Grande, 29 de março de 2024

PREFEITURA APROXIMA POPULAÇÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS COM ENTREGA DA NOVA SUBPREFEITURA DE ANHANDUÍ

Aproximar os serviços públicos municipais da população, principalmente para quem mora distante do centro, é uma das prioridades da atual administração de Campo Grande. Neste sentido, o prefeito Marquinhos Trad inaugurou nesta quarta-feira (29) a nova sede da Subprefeitura do distrito. O novo espaço encurtará a distância aos mais diversos atendimentos da Prefeitura, para aproximadamente 6 mil habitantes que vivem hoje nas áreas urbana e rural daquela região. Além do atendimento público, serviços como os Correios e concessionárias de água e energia estão disponíveis.

O Prefeito Marquinhos Trad falou da importância da implantação da sede da Subprefeitura em Anhanduí. “Sabemos o quão difícil se torna resolver algum serviço burocrático quando a comunidade está distante do centro e da administração pública. Foi pensando nisso que desde que assumimos a administração, iniciamos o planejamento para garantir cada vez mais equipamentos públicos aqui Anhanduí”.

A Subprefeitura de Anhanduí está localizada na região central do distrito. O objetivo é atender demandas e otimizar os serviços que eram possíveis apenas na Capital. Os moradores poderão contar com sala de leitura, totens de atendimento da Águas e Energisa, cadastro de inscrição das casas da Amhasf, atendimento do Proinc, além de atender, em parceria com o FAC, famílias da região que vivem em situação de vulnerabilidade social.

O Subprefeito de Anhanduí, Ernesto Francos dos Santos disse que “Anhanduí está preparada para receber o cidadão. Nosso distrito começou a ser visto com respeito. A população sente a transformação e evolução de Anhanduí nesses últimos cinco anos, quando passou de uma realidade precária em estrutura a um distrito bem cuidado, de pessoas alegres e otimistas diante de tudo que está acontecendo por aqui a passos largos”.

Edevaldo Pedroso, presidente da Associação de Moradores, concorda com o subprefeito e vai além. “O pouco que havia aqui em termos de equipamentos públicos era precário, mas agora, a Prefeitura trouxe uma equipe comprometida. Um exemplo bastante positivo que pra gente aqui fez muita diferença foi na segurança, porque a vida toda a gente tinha de 3 a 4 guardas para atender todo o distrito. Agora, são 18 guardas servindo a comunidade. É mais tranquilidade para quem vive aqui. Sem falar da creche que já nem tínhamos esperança de vir, mas que a Prefeitura trouxe pra gente, entre outras coisas importantes que aconteceram nos últimos anos”.

Para a moradora do distrito Monalisa Pereira Alves Murici, essa estrutura da subprefeitura já é vista como uma segunda casa para a comunidade. “Além de resolver mais rápidos nossos pedidos, aqui agora tem espaço de cultura e outros coisas que dá até vontade de vir sempre. Vai melhorar pra todo mundo. Este lugar vai alavancar o distrito de Anhanduí” afirmou a pedagoga.

Regiane da Silva, presidente do Clube de Mães, ressaltou que as mães são carentes e que precisam de todo tipo de apoio para resolver inúmeras situações, tanto burocráticas como documentação, cadastro, pagar conta de água e luz, quanto apoio na assistência social, como o projeto em parceria com o Fundo de Amparo à Comunidade, que vai acompanhar as famílias e assisti-las com cestas básicas, de acordo com a realidade de cada um.

Ações da Prefeitura no Distrito de Anhanduí

O Distrito de Anhanduí possui aproximadamente 6 mil habitantes e conta com segurança reforçada com a criação de divisão operacional e viatura.
Já na área da Saúde, a Prefeitura inaugurou o primeiro Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Distrito, que recebeu o nome de “Ivo de Souza”, uma homenagem a um dos músicos mais consagrados de Mato Grosso do Sul e morador da região.

Em parceria com o Ministério da Saúde, entregou uma Viatura de Suporte Intermediário e a obra de revitalização da base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Na Educação, Inaugurou a primeira Escola de Educação Infantil do Distrito (Professor Alberto Guilherme Batistoti). A Prefeitura fez uma readequação total nos espaços, criando quatro salas de aula com banheiros individuais e adaptados, cozinha, lavanderia, sala para direção e coordenação, recepção, secretaria, almoxarifado, dispensa e área externa com parquinho e ainda um local reservado.

No Lazer, entregou em agosto deste ano uma academia ao ar livre e uma internet muito mais rápida, por meio do Conecta Campo Grande, para facilitar os serviços na educação e saúde do distrito.

Quanto à Infraestrutura, a Prefeitura reformou uma ponte de madeira e construiu mais duas de concreto, sobre afluentes do Rio Anhanduí na CG-284, para atender as necessidades de escoamento.

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp