Campo Grande, 25 de abril de 2024

CAMPO GRANDE DESENVOLVIDA E SUSTENTÁVEL: CAPITAL SEDIARÁ EVENTO INTERNACIONAL ON-LINE DE ARBORIZAÇÃO URBANA

Entre os dias 03 e 06 de outubro, Campo Grande sediará, em formato totalmente on-line, o 1º Congresso Brasileiro e Ibero-americano Virtual de Arborização Urbana, com o tema “Arborização Urbana na Década da Restauração”. Internacionalmente reconhecida como uma “Tree City of The World”, Campo Grande configurando-se como uma referência mundial em ações voltadas à preservação e conservação de sua Floresta Urbana.

O XXIV Congresso Brasileiro e III Congresso Ibero-Americano de Arborização Urbana, o mais tradicional evento promovido pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbana – SBAU, com apoio da International Society of Arboriculture- ISA, com tema “A cidade na mata”, que a princípio aconteceria presencialmente em Campo Grande, acabou sendo adiado por conta da Pandemia, passando a ser realizado em setembro de 2022 na Capital.

No entanto, considerando a importância da temática da arborização urbana nos dias atuais e o papel que Campo Grande tem exercido, como uma das lideranças mundiais neste quesito, a equipe organizadora composta por membros da SBAU, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Prefeitura de Campo Grande e Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), oportunizaram a realização do 1º Congresso Brasileiro e Ibero-americano Virtual de Arborização Urbana.

O prefeito Marquinhos Trad pontua a relevância para administrações públicas conhecerem e trocarem experiências exitosas “Convidamos todos, dos setores público e privado, a participarem desse evento que será uma oportunidade ímpar de troca e aquisição de conhecimentos num assunto amplamente relevante, que abrande o interesse de toda a sociedade”.

Com a participação de conferencistas e pesquisadores reconhecidos internacionalmente, o evento online contará com os seguintes painéis: Trabalho em árvores: profissão e melhores práticas; Expansão da arborização urbana: novas abordagens; Gestão de árvores sênior e a floresta urbana; Arborização e comunidades: envolvimento social e incremento da arborização; Políticas de arborização urbana na América Latina; e Envolvimento de atores sociais na arborização urbana. Além disso, haverá apresentação de trabalhos e resumos expandidos, sessões de perguntas para sanar dúvidas e trocar conhecimentos, e visitas virtuais pelas áreas verdes e pontos turísticos de Campo Grande.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Luís Eduardo Costa, destacou importância de Campo Grande em sediar os eventos “Nossa Capital é referência nacional e internacional na preservação das florestas urbanas, isso demonstra que as ações implementadas pelo município são exitosas e inspiram outras gestões”.

A programação completa e mais informações sobre o evento e inscrições podem ser conferidas no site virtual.cbau.eco.br

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp