Aposta do Athletico, o zagueiro Dedé tenta se reencontrar na carreira. O jogador de 33 anos convive com problemas de lesão, tem apenas dois jogos nos últimos 29 meses e aceitou um contrato de produtividade no Furacão.
Anunciado na quinta-feira, Dedé assinou vínculo até o final desta temporada. Ele receberá aproximadamente R$ 15 mil por 90 minutos completos em campo. Com calendário cheio, o Athletico tem Libertadores, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro em 2022.
O objetivo da direção rubro-negra é usar a experiência dele no dia a dia e em jogos importantes, além de recuperá-lo esportivamente. O clube tem um histórico de tentativas com esse perfil, como Washington “Coração Valente”, Adriano Imperador, Nikão, Walter, entre outros.
Dedé disputou apenas duas partidas entre 20 de outubro de 2019 e 31 de março de 2022. Nesse período de 893 dias, ele jogou duas vezes pela Ponte Preta, no Paulistão.
Os dois jogos, inclusive, tiveram fatos marcantes: contusão e falhas.
Em sua estreia, o atleta cometeu pênalti no empate em 2 a 2 com a Inter de Limeira, no Moisés Lucarelli. Além disso, ele sentiu uma lesão muscular. O confronto marcava a volta aos gramados depois de mais de dois anos sem jogar.
No seu novo retorno, o defensor falhou com um recuo de passe na derrota por 1 a 0 para o Água Santa. Depois disso, Dedé não foi relacionado para os confrontos seguintes, e a Macaca caiu para a A2.
Dedé teve uma carreira de sucesso antes das seguidas lesões no joelho e dos problemas físicos que atrapalharam sua trajetória. A primeira lesão no joelho direito foi em novembro de 2014, no Cruzeiro, e ficou mais de um ano parado.
O atleta só retornou aos gramados em 2016 e teve que fazer uma nova cirurgia. E não foi a última. Dedé seguiu com o problema no ano seguinte. Nesse período, disputou somente 12 partidas.
A longa má fase parecia terminar em 2018. O bom futebol voltou e ele acabou convocado para os amistosos da seleção antes da Copa do Mundo, mas ficou de fora da lista final.
Em 2019, o zagueiro teve sequência e atuou até mais vezes que no ano anterior (45 a 43). Só que as dores no joelho direito já vinham incomodando até sair de campo contra o Corinthians, em outubro de 2019, e não ter condições de voltar.
Dedé passou por uma cirurgia, até fez pré-temporada em 2020, as dores não cessaram e optou por outro procedimento cirúrgico fora da Raposa. Em setembro do ano passado, ele rescindiu com o Cruzeiro em um acordo de R$ 16,6 milhões.
Carreira
O zagueiro começou no Volta Redonda em 2008 e foi contratado pelo Vasco da Gama no ano seguinte. Conquistou a Série B pelo clube carioca em 2009 e a Copa do Brasil em 2011, no mesmo ano em que defendeu a seleção brasileira pela primeira vez.
Em 2013, chegou ao Cruzeiro para conquistar mais títulos: foi bicampeão do Brasileiro, da Copa do Brasil e ganhou três Campeonatos Mineiros, mas passou a ter problemas no joelho.
No Furacão, Dedé terá a concorrência de Thiago Heleno, Pedro Henrique, Nico Hernández e Zé Ivaldo. Do time de aspirantes, Lucas Fasson, Lucas Halter e Matheus Felipe também devem ter oportunidades.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2022/u/x/JFoh2pQwyabKXAat2q0Q/dede-atheltico.jpg)
Dedé é oficializado no Athletico — Foto: Fabio Wosniak/Athletico





