Campo Grande, 29 de junho de 2022

CAMPO GRANDE É RECONHECIDA PELA TERCEIRA VEZ CONSECUTIVA COMO UMA TREE CITY OF THE WORLD

Campo Grande, pelo terceiro ano consecutivo é reconhecida como uma “Tree City of de World”, em tradução livre “Cidade Árvore do Mundo” título concedido anualmente pela Arbor Day Foundation e Pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO/ONU) às cidades que cumprem os requisitos estabelecidos pelo Programa “Tree Cities of The World”.

O reconhecimento não tem relação apenas com a quantidade de árvores existentes na cidade e sim com a forma como a cidade planeja, realiza e mantém e a gestão de suas florestas urbanas. Dentro do conceito de Florestas Urbanas estão contemplados: a arborização urbana, o sistema de parques e áreas verdes, as áreas de preservação permanente, os remanescentes de vegetação nativa, os bosques e as formações de maciços vegetais secundários.

Para permanecer na rede, a cidade deve comprovar anualmente que cumpre os requisitos exigidos pelas instituições. E nesta edição 138 cidades de 21 países foram reconhecidas ao lado de Campo Grande, integrando uma importante rede global que lidera o caminho em silvicultura urbana e comunitária.

Assim que foi comunicado pela organização, o secretário municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Luís Eduardo Costa, enfatizou a importância do recorrente manejo das florestas urbanas de Campo Grande “Nós fomos reconhecidos pela terceira vez, isso demonstra a importância do trabalho permanente voltado à arborização, em não ser apenas uma cidade muito arborizada, mas sim ter um plano de manejo da floresta urbana, é mantermos um viveiro ativo, legislações que protegem essas árvores, leis que organizam a forma de desenvolvimento da cidade junto com uma sustentabilidade que implementa programas, desenvolvendo ações que fortalecem o plantio de árvores, o manejo e o tratamento adequado ás nossas árvores mais antigas. Sem esquecer dos benefícios para uma melhor qualidade de vida as futuras gerações e ao mesmo tempo dar possibilidades a outros seres vivos habitarem a nossa cidade”.

Campo Grande, ciente da importância das florestas urbanas para a manutenção da vida visa garantir qualidade de vida e sustentabilidade para as presentes e futuras gerações, permanece cumprindo os requisitos e tem se empenhado para continuar sendo reconhecida como uma das referências mundiais nesse quesito.

A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes celebrou mais essa conquista de Campo Grande de reconhecimento internacional “Campo Grande mais uma vez foi inscrita para o reconhecimento e estávamos ansiosos aguardando o resultado. E hoje celebramos, muito orgulhosos de mais uma vez sermos exemplo não só para o Brasil, como para o mundo, de uma cidade que cumpre o seu compromisso com a qualidade de vida das pessoas e da preservação do meio ambiente na área urbana”, finalizou.

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp