Campo Grande, 23 de abril de 2024

GRUPO URBAN SKETCHERS CG É DESTAQUE EM NOVA EDIÇÃO DO PROJETO ARTE NO PAÇO 2022

A Prefeitura de Campo Grande recebe mais uma edição do Projeto Arte do Paço, desta vez com a exposição das obras do grupo Urban Sketchers CG. O tema da mostra é a Cidade Morena em si, sob a ótica do coletivo de artistas. O trabalho ficará no segundo andar do Paço Municipal até o dia 18 de maio, com visitação gratuita. O projeto traz uma exposição por mês, assinada por pintores de Campo Grande.

O coletivo de artistas é formado por profissionais e estudantes de diversos segmentos e com os mais variados perfis, que se reúnem para fazer desenhos de pontos turísticos e situações cotidianas da cidade. A essência das obras está na maneira como são feitas: sempre ao ar livre, utilizando diferentes técnicas e materiais.

De acordo com uma das coordenadoras do Urban Sketchers na Capital, Bia Meneghini, o conceito surgiu nos Estados Unidos, por meio do jornalista espanhol Gabriel Campanario. Percebendo o grande número de pessoas que compartilhavam desenhos de locações na internet, ele criou em 2008 o blog Urbansketchers.org com o objetivo de reunir entusiastas da atividade.

1654ad73 4f17 46d0 922b 0640c9674fe2 prefcg 1650316141 prefcg 1650316141 GRUPO URBAN SKETCHERS CG É DESTAQUE EM NOVA EDIÇÃO DO PROJETO ARTE NO PAÇO 2022

No Brasil, o Urban Sketchers existe há 10 anos e conta com 52 grupos espalhados por todo o país. “A gente precisa seguir as normas do movimento. São desenhos de observação, então a gente tem que ir nos locais e [consequentemente] quem conhece o monumento acaba aprendendo sobre ele. Esse é o manifesto do projeto, e depois nós postamos os desenhos nas redes sociais”, explicou Bia.

Além da arquiteta Bia Meneghini, o grupo na capital sul-mato-grossense é coordenado por Júlia Leika, Márcia Ribeiro e Roberto Araújo. Em três anos de atividades, foram promovidos 46 encontros, que costumam ter a participação de aproximadamente 65 artistas urbanos.

A secretária adjunta da Sectur, Clarice Benites, destaca que o projeto ajuda a valorizar os talentos da terra e facilita esse contato entre os artistas e a população. “E o tema dos desenhos ressalta as belezas da nossa cidade, que às vezes passam despercebidas no dia a dia, mas ganham vida no papel”, disse Clarice.

A prefeita Adriane Lopes também participou da abertura da exposição e recebeu dos coordenadores do Urban Sketchers CG uma cópia do livro “Sketchers do Brasil – Série Mato Grosso do Sul”, uma coletânea de trabalhos dos artistas, que foi lançada oficialmente em um evento na Plataforma Cultural, em outubro do ano passado.

A exposição

Para o projeto Arte no Paço foram selecionadas obras de 24 expositores diferentes, que podem ser admiradas de segunda a sexta-feira, de 8h até as 18h. Todos os quadros estão à venda e podem ser adquiridos no local, mas vale ressaltar que a retirada deles só será liberada após o término da exposição, que vai até o dia 18 de maio.

O prédio do Paço Municipal está localizado na Avenida Afonso Pena, 3.297, no Centro. A entrada é gratuita.

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp