Campo Grande, 20 de abril de 2024

EM DOIS ANOS, PREFEITURA ENCAMINHOU MAIS DE 31 MIL TRABALHADORES PARA O EMPREGO FORMAL

No Dia do Trabalho, celebrado em 1º de maio, a Prefeitura de Campo Grande reforça o compromisso com a geração de emprego, com oferta de milhares de oportunidades diariamente. Só de 2020 até agora, mais de 31 mil pessoas foram encaminhadas por meio das ações do Município ao mercado de trabalho, nas mais diversas áreas de atuação, com a cidade sempre figurando em destaque nos rankings de ofertas de vagas. 

Apesar de um longo período de pandemia da Covid-19, que afetou diretamente a atividade econômica a nível mundial, a aplicação de ações desempenhadas para a retomada da economia local, através do Programa lançado em 2020, Reviva Mais Campo Grande, permitiu resultados favoráveis para o fomento à geração do emprego e de renda na Capital.  A Fundação Social do Trabalho teve um papel fundamental neste cenário.

Durante o ano de 2021, conforme os indicadores de atendimentos da Agência de Emprego da Funsat, 21.661 pessoas interessadas em inserir-se no mercado de trabalho de Campo Grande-MS procuraram atendimento. Durante este período foram recebidas 4.649 novas inscrições de trabalhadores no sistema de intermediação de vagas, e foram captadas 11.982 vagas e realizados 20.139 encaminhamentos de candidatos para entrevistas.

A administração municipal entende que criar condições e oportunidades para o emprego é o início de uma vida melhor para o cidadão. Neste sentido, nos últimos dois anos passou a implementar projetos inovadores que garantem apoio, capacitação e geração de emprego em Campo Grande.

São diversos programas e mais de 50 projetos em andamento pela Prefeitura. Um deles é o novo Programa de Incentivos para o Desenvolvimento Econômico e Social, que tem expectativa de atender 90 mil pessoas entre micro e pequenos empresários. A nova Lei do Prodes foi assinada no dia 15 de outubro de 2021 e entrou em vigor em janeiro deste ano. 

Outro exemplo, o Programa Municipal de Microcrédito Popular, denominado “Programa Avançar”, destinou R$ 4 milhões de recursos do tesouro municipal, para fomentar o empreendedorismo e, por sua vez, avançar nas atividades para a retomada do crescimento da economia. 

A Fundação do Trabalho de Campo Grande também realiza ações itinerantes em diversas regiões da capital. São oferecidos orientações aos empregadores e empregados, qualificação profissional, intermediação de vagas de emprego, emissão de carteira de trabalho e outros serviços. 

Os efeitos desses e outros estímulos podem ser observados no gráfico abaixo. Apesar da pandemia da Covid-19, de 2020 para 2021 o número de encaminhamentos para o mercado aumentou em 92% (veja a seguir):

funsatarte3 prefcg 1651181259 EM DOIS ANOS, PREFEITURA ENCAMINHOU MAIS DE 31 MIL TRABALHADORES PARA O EMPREGO FORMAL

Em uma das ações da Funsat Itinerante, realizada na Vila Nasser, a Prefeitura encaminhou muitas pessoas ao mercado de trabalho, entre elas a Ivanete Benites, de 34 anos. Mãe de dois filhos pequenos, ela tinha acabado de ser despejada de sua moradia e ao procurar atendimento por meio do projeto da Fundação de Trabalho, saiu de lá com um emprego garantido em um atacarejo da capital. 

“Eu cheguei aqui [na ação] aflita e até chorando, mas no fundo eu sabia que iria conseguir um emprego. Minha fé e a boa vontade de todos em me ajudar fizeram a diferença, estou empregada”, comemorou Ivanete. 

Pedro Henrique Silva do Nascimento, de 34 anos, pai de uma filha, é outro exemplo de trabalhador que saiu de uma ação da Prefeitura empregado. As seleções desta vez estavam sendo realizadas no Residencial Oliveira. Segundo Nascimento, a contratação mudou a vida dele. 

pedronaseleo prefcg 1651180235 EM DOIS ANOS, PREFEITURA ENCAMINHOU MAIS DE 31 MIL TRABALHADORES PARA O EMPREGO FORMAL

Pedro Nascimento foi a procura de emprego

Sou carioca, já estava há quase dois anos sem um trabalho formal [com carteira assinada]. Assim que cheguei fiquei sabendo da ação da Funsat Itinerante. Fui até a ação e consegui uma entrevista ali mesmo no local e graças a Deus foi tudo muito rápido, organizado. Em alguns minutos já estava assinando as documentações para contratação. Estava ciente que dali eu sairia empregado e assim resolveria boa parte dos meus problemas”, celebrou. 

pedrofortatacarejo1 prefcg 1651180185 EM DOIS ANOS, PREFEITURA ENCAMINHOU MAIS DE 31 MIL TRABALHADORES PARA O EMPREGO FORMAL

Pedro saiu da ação da Funsat contratado por uma rede de atacarejo da capital 

Além de todos esses serviços, a Fundação de trabalho também disponibiliza cursos de capacitação para a população. Desde 2017 até março deste ano já foram ministrados 232 cursos e quase cinco mil pessoas certificadas. 

O diretor-presidente da Funsat Luciano Martins reforçou o compromisso da atual administração de Campo Grande com a geração de emprego. 

“Logo que começou a pandemia, em 2020, a Prefeitura de Campo Grande adotou uma postura firme tanto na questão sanitária quando nas ações mais efetivas, para enfrentar a crise que se anunciava. Em 2020 criamos a Funsat Itinerante em parceria com todas as secretarias e a iniciativa privada. Percorremos bairros e as sete regiões da nossa capital, de modo que em 2021, o efeito dessas ações e medidas trouxeram resultados positivos à economia local”, pontuou Luciano.

Campo Grande foi a campeã na geração de emprego em Mato Grosso do Sul, de acordo com o diretor-presidente da Funsat. “A Funsat encaminhou mais de 20 mil pessoas ao mercado de trabalho [dados na tabela], das quais 11.500 conseguiram colocação com carteira registrada. Por isso, que neste 1º de maio reforçamos nosso compromisso de desenvolvimento e com fé em um futuro ainda melhor”. 

As vagas oferecidas pela Fundação podem ser conferidas AQUI – de segunda a sexta – ou através do aplicativo Sine Fácil.

Serviço – Funsat

Endereço: Rua 14 de Julho, 992 – Vila Gloria, Campo Grande – MS

Horário de atendimento:  Segunda a sexta, das 7h às 17h

Telefone: (67) 4042-0585

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp