A Prefeitura de Campo Grande propôs à EPL (Empresa de Planejamento e Logística ), estatal incumbida de formatar os editais de licitação das privatizações e concessões federais, que entre as exigências de investimento da futura concessionária da BR-163, seja incluída a implantação do novo macro anel rodoviário, ligação entre as saídas para São Paulo e Cuiabá.
De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Rudi Fiorese, foi apresentada uma sugestão de traçado que começa na rotatória da entrada da cidade na saída para São Paulo, atravessaria a MS-040, prosseguirá até a BR-262 (saída para Três Lagoas), na altura do condomínio Terras do Golfe, avançaria contornando o Jardim Noroeste e a Chácara dos Poderes até chegar ao extremo norte da Capital, se conectando à rotatória que está sendo implantada na saída para Cuiabá. Neste ponto voltará a se conectar com a BR-163 e com o trecho do anel que dá acesso à MS-010 (Rochedinho ), MS-040 ( saída para Rochedo ) e às saídas para Aquidauana ( BR-262) e Sidrolândia (BR-060).
O trajeto proposto tem aproximadamente 30 km, mas a extensão exata só será apurada quando o projeto executivo for feito. “Os custos da elaboração do projeto, as desapropriações e da obra serão bancados pelo grupo que vier a vencer a licitação e assumir a administração da rodovia”, explica o secretário Rudi Fiorese.
O atual traçado do macro anel tem aproximadamente 25 km. Começa na saída para São Paulo, contorna a Moreninha, Jardim Itamaracá, Parque dos Poderes, condomínios fechados e termina numa rotatória perto do Jardim Colúmbia. O tráfego pesado de caminhões e carretas divide espaço com veículos de passeio. A projeção, com base na expectativa de crescimento da cidade, é de que este movimento vai aumentar de forma significativa nos próximos anos, o que justifica, segundo o titular da Sisep, a abertura do novo macro anel.
Na região da Chácara dos Poderes estão em implantação novos empreendimentos imobiliários e a abertura do novo acesso às Moreninhas a partir do Jardim Itamaracá, o que certamente vai estimular a ocupação de vazios urbanos existentes no entorno.
Em Brasília
O secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos Rudi Fiorese e a subscretária de Gestão e Projetos Estratégicos Catiana Sabadin estiveram em Brasília na semana passada, quando apresentaram a proposta ao diretor de Gestão da EPL, Marcelo Guerreiro Caldas.
A licitação será lançada em 2023 e está programada para o segundo semestre a realização de audiência pública em Campo Grande. Será um espaço para os municípios que estão no trajeto da rodovia apresentarem suas demandas. A rodovia corta o território sul-mato-grossense por 847 km, trajeto que começa em Mundo Novo e vai até Sonora, na divisa com o Estado de Mato Grosso.
Além da construção do novo macro anel, a Prefeitura também propôs como uma das exigências de investimento a drenagem e pavimentação dos acessos à área para onde serão realocados os comerciantes e produtores. Hoje, eles mantêm barracas de comercialização às margens do trecho do núcleo urbano do distrito que está no planejamento de duplicação da BR-163.