Campo Grande, 7 de novembro de 2024

CAMPO GRANDE SEDIA SEMINÁRIOS NACIONAIS DE OUVIDORIA

Reconhecida por suas boas práticas em ouvidoria, a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Controladoria-Geral do Município (CGM) e em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), promoveu nos dias 14 e 15 de junho a segunda edição dos Seminários Nacionais de Ouvidoria – 2022.

O evento, que aconteceu no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul (CREA/MS), reuniu ouvidores, servidores de ouvidorias e representantes dos Poderes Executivo e Legislativo Municipal, Estadual e Federal de vários locais do País, para discutir temas atuais e de grande relevância para o aprimoramento das ouvidorias públicas de toda a Federação.

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“Nos sentimos extremamente lisonjeados em sediar um evento deste porte, reunindo quase 200 pessoas em um único local para tratar de assuntos tão sensíveis e importantes para a população, pois aprimorar nosso atendimento e consequentemente o serviço prestado a população é um grande passo para a promoção da democracia e efetividade de direitos essenciais”, garante o controlador-geral do Município, Luiz Afonso Gonçalves.

O superintendente da Controladoria-Geral da União do Mato Grosso do Sul, Daniel Carlos Silveira, completou que o momento é único e estratégico para compartilhar dados e informações.

“Em qualquer instituição, as ouvidorias desempenham a função de ponte entre a sociedade e a Administração Pública. É por meio das demandas recebidas que o gestor consegue trabalhar de forma eficiente e íntegra”, garante Daniel Silveira.

Um dos palestrantes do Seminário, o ouvidor-geral da União da CGU, Valmir Gomes Dias, destacou que a Rede Nacional de Ouvidorias é composta por uma diversidade de instituições, com ouvidorias de vários portes, entes e poderes, fatores que agregam muito nas discussões.

“Precisamos cuidar das demandas que nos são apresentadas de forma individual, com suas particularidades e regionalidades, porém não podemos nos descuidar de transformá-las em soluções de interesse coletivo. Por isso a constante necessidade de compartilhar boas práticas”, ressalta Valmir Dias.

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A ouvidora da Secretaria de Fazenda do Estado do Amazonas, Ellen Patrícia Nogueira da Costa, afirmou que o momento é de extrema importância para os servidores.

“Sabemos que a Rede Nacional conta com quase 2 mil instituições desenvolvendo o trabalho de ouvidoria e atendimento à população, por isso encontros como esse são oportunidades valiosas de compartilhar informação e discutir casos concretos a nível nacional”, detalha a ouvidora.

Participação

O Seminário ainda contou com a participação efetiva de representantes de vários municípios do interior de Mato Grosso do Sul, como por exemplo, o ouvidor-geral da cidade de Caarapó, Silas Beraldo.  “Fiz questão de vir até a Capital para conhecer como é realizado o trabalho de ouvidoria, já que aqui a população é bem maior e consequentemente a demanda de serviço e manifestações. Viemos em busca de aprimoramento e exemplos de boas práticas”, afirma Beraldo.

Já o ouvidor-geral de Campo Grande, Marcos Haroitto, ressaltou os investindo realizados pela administração municipal.  “Mais que implantar uma Rede de Ouvidorias, é necessário aprimorá-la com treinamentos e instrumentos capazes de retratar as reais necessidades da população. Oferecendo condições plausíveis aos servidores, como esse tipo de debate, é reconhecer o papel fundamental que a ouvidoria desempenha frente ao Executivo Municipal”, finaliza Haroitto.

O Seminário ainda contou com a participação do chefe de gabinete da CGU, Marcos Gerhardt Lindenmayer; do auditor federal de Finanças e Controle da Ouvidoria-Geral da CGU, Paulo André Caminha Guimarães; da diretora da Ouvidoria-Geral do Estado de Pernambuco, Maria Elisa Marcelino de Andrade; da ouvidora-geral do Distrito Federal, Cecília Souza da Fonseca; da coordenadora-geral de Orientação e Acompanhamento de Ouvidorias, Luana Marcelino; do  diretor de Ouvidoria da Prefeitura de Santos, além da professora de Direito na UNISAN e analista de Governança, Risco e Compliance no Grupo ENACOM, Pâmela de Rezende Côrtes.

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