Campo Grande, 4 de novembro de 2024

PREFEITURA LEVA CURSO DE HIGIENE E MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS PARA GRUPO EM COMUNIDADE TERAPÊUTICA

A Prefeitura de Campo Grande realizou um curso gratuito de Higiene e Manipulação de Alimentos para 30 pessoas, da Clínica de Reabilitação Peniel. O objetivo da ação, realizada através da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro), é capacitar pessoas interessadas em vagas de emprego no setor alimentício ou donas de casa.

Os alunos da Peniel receberam orientações sobre as Leis e Resoluções pertinentes que explicam sobre contaminação, o que são micróbios, como deve ser a limpeza e higiene do local de trabalho, higiene pessoal e sanitização.

Cuidados com a água que será utilizada nos alimentos, lavar as mãos corretamente, o que fazer com o lixo gerado durante a manipulação dos alimentos, como transportar o alimento preparado também são itens abordados no curso.

Além de detalhar ações fundamentais para controlar a contaminação, evitando a formação de bactérias e problemas de intoxicação e doenças relacionadas ao consumo de alimentos, o curso de manipulação certifica o aluno para trabalhar no setor de serviços de alimentação e nos processos de manipulação e produção de alimentos.

Uma das participantes, Vênus Jaques destacou o diferencial desta capacitação e as contribuições para seu dia a dia.

“Todo conhecimento que recebemos é algo que nunca vamos perder, ninguém pode tirar da gente. Ele é válido, é bom para o presente e futuro. Aqui na nossa instituição lidamos com muitos alimentos, que chegam através de doações e manipulamos esses produtos para preparar as refeições. Por isso, todo que estamos aprendendo neste curso é de muita importância para nosso trabalho”, afirma Vênus.

Ela reitera que esta capacitação também vai lhe proporcionar um diferencial no mercado de trabalho, uma vez que poderá concorrer a uma vaga de emprego em uma cozinha ou restaurante.

“Eu entendo que a Prefeitura está fazendo um excelente trabalho realizando esse curso. No meu caso, posso conseguir um bom emprego e renda extra para sustento da minha família”, acrescentou Vênus Jaques.

A técnica da Sidagro que ministrou o curso, Barbara Bottino, defendeu a importância das aulas para os alunos da Peniel. “É bem gratificante dar aula para pessoas com tamanha motivação como esse grupo”, disse.

O secretário da Sidagro, Adelaido Vila, comemorou as aulas e explicou a importância dessa ação. “As aulas forneceram informações necessárias para facilitar e aplicar boas práticas de manipulação de alimentos, conduzindo a mudanças de hábitos dentro das casas das pessoas”, finaliza Vila.

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp