Campo Grande, 26 de abril de 2024

OBRAS DE LIGIA ROCHA EM AQUARELA SERÃO EXPOSTAS NA PRÓXIMA EDIÇÃO DO ARTE NO PAÇO

Na próxima segunda-feira (27), será inaugurada mais uma exposição do projeto Arte no Paço, que prestigia artistas sul-mato-grossenses e abre as portas do Paço Municipal para o público. Durante 30 dias, pinturas em aquarela feitas pela artista plástica Ligia Rocha poderão ser apreciadas e até mesmo adquiridas pelos visitantes.

As obras fazem parte da série “Pelo Brasil Central”, que retrata a fauna e a flora de três estados por onde Ligia esteve presente: Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás. Nas telas estão elementos típicos da nossa cultura, como a viola de cocho – considerada Patrimônio Imaterial –; o tuiuiú, ave símbolo do Pantanal; e a bela arquitetura da região portuária de Corumbá. No total, serão exibidos 10 quadros, todos produzidos este ano.

whatsappimage2022 06 20at14 17 01 prefcg 1655823991 OBRAS DE LIGIA ROCHA EM AQUARELA SERÃO EXPOSTAS NA PRÓXIMA EDIÇÃO DO ARTE NO PAÇOSobre o projeto Arte no Paço, Ligia afirmou que ele representa “uma ótima oportunidade de divulgação dos trabalhos dos artistas da terra e daqueles que escolheram Campo Grande para viver”. A pintora afirmou que gosta do aspecto temático das séries e destacou a riqueza dos processos de composição e narrativa visual escolhidos para representar o trabalho de cada expositor. “O público é presenteado com a variedade de possibilidades quanto à técnica escolhida e quanto ao tema apresentado”, disse.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Max Freitas, também comentou sobre a nova exposição. “É sempre um prazer abrir as portas da Prefeitura para a população e aproximá-la da arte local. Novamente temos a aquarela como elemento principal e esperamos que os visitantes possam apreciar e, quem sabe, levar uma das peças para casa”

O prédio do Paço Municipal está localizado na Avenida Afonso Pena, n.º 3.297, no Centro. A visitação ocorre de segunda a sexta-feira, entre as 8h e 18h, e a entrada é gratuita. Quanto aos quadros que fazem parte da exposição, eles estão todos à venda e poderão ser retirados após o dia 27 de agosto.

Sobre a artista 

Ligia Rocha é natural de Campo Grande. Formada em Artes Visuais pela UFMS e com especialização em Artes Visuais, Cultura e Criação pelo Senac-MS, encontrou na pintura e na estamparia formas de se comunicar com o mundo. É por meio das cores, formas e composições baseadas na representação da fauna e flora brasileiras que a artista vem desenvolvendo sua pesquisa.

A pintura passou de um hobby para profissão quando Ligia se mudou para o Rio de Janeiro. Seus primeiros trabalhos utilizavam a técnica da aquarela com café, mas para a exposição “Pelo Brasil Central” a artista traz obras marcadas por um colorido especial. Os desenhos representam a volta a Mato Grosso do Sul e retratam as memórias visuais e afetivas que ela tem pelo Centro-Oeste brasileiro, já que tem uma história com os estados vizinhos Mato Grosso e Goiás.

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp