Campo Grande, 23 de abril de 2025

A voz de Danilo

Abatido por gols contra pelo Real Madrid, jogador passou a se interessar pela saúde mental e outros temas que são tabus no futebol. Hoje, lateral da Seleção estuda casos sensíveis e quer promover debates. Sonhando com hexa, ele propõe “alquimia” entre atletas, imprensa e torcida

Danilo, lateral da Juventus e da Seleção
Daniele Badolato – Juventus FC/Juventus FC via Getty Images
Por Bruno Cassucci e Raphael Zarko – Le Havre e São Paulo

Saúde mental, igualdade de gênero, diversidade, imigração, suicídio. Temas que estão cada vez mais presentes no debate público, mas que ainda encontram pouco espaço no meio esportivo e em sua modalidade mais popular, o futebol. É sobre isso e muito mais que Danilo, titular da lateral direita da seleção brasileira, quer falar e, principalmente, ouvir.

No início desse ano, com a ajuda de dois amigos, Danilo criou o projeto Voz Futura, que tem como objetivo promover debates, inspirar pessoas e divulgar iniciativas nas redes sociais. Em meio à rotina de jogos e treinamentos pela Juventus, da Itália, o jogador de 31 anos reserva espaço para escrever textos, dar dicas de leitura e promover conversas nas páginas que criou no Instagram e no Youtube.

O interesse por tais assuntos já vem de alguns anos, mas a ideia do Voz Futura surgiu no momento mais severo de isolamento por conta da pandemia de Covid-19.

– Eu lia bastante e aquilo me fazia mal, estava consumindo muita notícia negativa, tragédia. Claro, estou de acordo que essas informações são necessárias para entender o mundo, fazer as avaliações do que é bom ou ruim, mas aquilo estava afetando meu dia a dia, minha energia. Eu falei: “Não estou fazendo nada, estou em casa à toa, gostaria de ajudar mais, trazer mídia propositiva, frase boa de ler, ações bacanas, conversa legal e produtiva – contou Danilo, em entrevista ao ge.

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp