Campo Grande, 17 de março de 2025

Neymar e Vini Jr brilham outra vez

Por Raphael Zarko — Rio de Janeiro

A 24 dias da bola rolar na estreia da Copa para Brasil x Sérvia, no estádio Lusail, no Catar, a fase de dois atacantes da seleção brasileira Neymar é de se animar. Na França, Neymar fez lances geniais, uma assistência e um gol na vitória do PSG (4 a 3 sobre o Troyes).

Em Madri, Vini Jr. segue como destaque do Real Madrid, que tropeçou no Girona (1 a 1). Ele marcou mais um gol na temporada – nos últimos quatro jogos são dois gols e duas assistências. Na temporada toda, são nove gols e cinco passes para gol.

Neymar bateu os números da temporada anterior, mas com um detalhe relevante: ele tem 14 gols e 10 assistências em 18 jogos – em 2021/2022 ele marcou 13 vezes e deu oito assistências em 28 partidas.

Messi e Neymar marcaram na vitória do PSG sobre o Troyes por 4 a 3 — Foto: Yoan Valata/EFE

Messi e Neymar marcaram na vitória do PSG sobre o Troyes por 4 a 3 — Foto: Yoan Valata/EFE

Dupla poderosa

Estatísticas Neymar Vini Jr
JOGOS 18 18
GOLS 14 9
ASSISTÊNCIAS 10 5

Nesta quarta, o técnico da seleção brasileira, Tite, vai ver de perto a ótima fase de Neymar, no jogo que fecha a primeira fase da Liga dos Campeões contra a Juventus, em Turim. Na próxima segunda-feira, o treinador libera a lista final de 26 jogadores convocados para o Catar.

A comissão técnica decidiu não liberar a pré-lista de 55 atletas, mas o ge revelou alguns nomes, alguns deles surpreendentes, como o lateral Filipe Luís, do Flamengo, e Luiz Henrique, ex-Fluminense, hoje no Real Betis, da Espanha.

O roteiro da comissão técnica nesta última passagem pela Europa indica que algumas dúvidas estão cada vez mais no passado. O auxiliar Cleber Xavier e o analista de desempenho Bruno Baquete assistiram jogos da Juventus – de Danilo, Alex Sandro e Bremer, que está em recuperação de lesão -, da Roma – que tem o zagueiro Ibañez -, do Barcelona – de Raphinha – e do Sevilha – de Alex Telles, que ganhou muitos pontos na última data Fifa, nos jogos contra Gana e Tunísia.

Vini Jr e Rodrygo comemoram gol do Real Madrid contra o Girona — Foto: EFE

Vini Jr e Rodrygo comemoram gol do Real Madrid contra o Girona — Foto: EFE

Tite e Matheus Bachi, auxiliar técnico, que é filho do treinador, vão fechar as viagens de observação pela Europa com o jogo da Juventus e do PSG, mas antes visitaram Bruno Guimarães, assistiram a Newcastle contra o Aston Villa – de Douglas Luiz e Phlippe Coutinho, que ficou no banco novamente e jogou poucos minutos -, nesse domingo viram o Manchester United – de Fred, Casemiro e Antony, que ficou fora por lesão, mas sem gravidade – contra o West Ham – sem Lucas Paquetá, lesionado.

Nesta terça-feira, eles vão assistir ao Liverpool contra o Napoli, pela Liga dos Campeões. Numa disputa grande no ataque, Roberto Firmino vive expectativa de ir para a segunda Copa do Mundo. Tite tem tido que as vagas extras vão privilegiar jogadores polivalentes, caso de “Bobby”, que é centroavante no Liverpool, mas também atua mais recuado, preparando jogadas.

Jesus e Martinelli bem; Thiago Silva irregular

 

O Liverpool, no fim de semana, perdeu em casa para Leeds United, numa jogada infeliz de Alisson. No primeiro gol sofrido, ele escorregou, no segundo, sofreu gol que ele próprio considerou defensável, em entrevista após a partida.

Mesmo sem marcar há sete partidas, Gabriel Jesus segue em alta na Inglaterra. Na vitória de goleada do Arsenal (5 a 0), líder do campeonato inglês, contra o Nottingham Forest, de Renan Lodi, que começou a partida e foi substituído na segunda etapa, o ex-jogador do Manchester City deu duas assistências como pivô na área e quase fez um bonito gol, em corte no zagueiro na primeira etapa.

Gabriel Martinelli comemora gol em Arsenal 5 x 0 Nottingham Forest pela Premier League — Foto: REUTERS/David Klein

Gabriel Martinelli comemora gol em Arsenal 5 x 0 Nottingham Forest pela Premier League — Foto: REUTERS/David Klein

Ainda na Inglaterra, Thiago Silva cumpriu jornada irregular na dura derrota do seu Chelsea para o Brighton (4 a 1). O veterano errou tentativa de lançamento e conseguiu salvar o gol no mesmo lance. Em seguida, evitou outro, mas errou também passe que resultou num dos gols do adversário. No fim, não conseguiu rebater espalmada de Kepa, no gol que deu números finais à partida.

Na reserva do Barcelona nas últimas três partidas, Raphinha mostrou as credenciais que o levaram à seleção brasileira – hoje, na condição de titular – e ao valor de quase 60 milhões de euros da venda do Leeds para o time catalão. Ele entrou no meio do segundo tempo, no lugar de Dembelé, e acertou passe de curva para Lewandoski fazer o gol: 1 a 0 para o Barcelona, agora encostado no Real, na vice-liderança do campeonato espanhol.

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp