Campo Grande, 22 de abril de 2024

PROJETO DE GINÁSTICA PARA GESTANTES LEVA ALUNAS PARA CONHECER MATERNIDADE ANTES DO PARTO

Muitas mulheres que passam pela primeira gestação ficam com dúvidas sobre cuidados com a alimentação, atividades físicas, sobre parto normal ou cesárea, o que levar para a maternidade, sobre acompanhantes e visitas, entre outras preparações para que no dia de dar à luz, elas possam se sentir seguras e confortáveis.

whatsappimage2022 11 10at10 07 231 prefcg 1668117385 PROJETO DE GINÁSTICA PARA GESTANTES LEVA ALUNAS PARA CONHECER MATERNIDADE ANTES DO PARTOCom a intenção de diminuir os questionamentos das futuras mães, a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Funesp) promove a oficina ‘Ginástica para Gestante’, que integra o Programa Movimenta Campo e envolve o preparo físico por meio do ballet.

Os treinos incluem sequências de exercícios que desenvolvem a área da pelve e quadril, favorecendo a mobilidade das estruturas com objetivo de facilitar a progressão do trabalho de parto. Para finalizar a oficina, Renata Guimarães, professora da oficina, acompanha as gestantes em visita até a maternidade para elas terem uma previsão de como será o atendimento no dia do parto.

“Esse é o momento delas ganharem autoconfiança e se sentirem seguras, inclusive para quem optar pela tentativa de processo do parto natural. Sinto que elas se sentem mais amparadas. São informações passadas pela própria maternidade, algo que traz conforto para elas poderem ter uma vivência melhor no dia do parto”, explicou a professora.

Fabricia Resende, que atua como coordenadora de hotelaria da Maternidade Cândido Mariano, foi quem orientou sobre os procedimentos a serem adotados pelas gestantes. “É muito importante o estabelecimento de vínculo da maternidade com as gestantes, para que fiquem familiarizadas e entendam o processo que irão passar”.

Com 25 semanas de gestação, Karen Alderete foi uma das alunas que acompanhou a visita nas dependências da maternidade. O momento foi de acalmar a tensão sobre como proceder quando chegar a hora. “Para mim foi muito bom. As dúvidas pairam e nesse momento do parto o que não queremos é passar desconforto, ter dúvidas na cabeça nesse momento tão intenso para nós. Foi muito esclarecedor”, desabafa.

whatsappimage2022 11 10at10 07 232 prefcg 1668117387 PROJETO DE GINÁSTICA PARA GESTANTES LEVA ALUNAS PARA CONHECER MATERNIDADE ANTES DO PARTO

Michele Salvaterra, saiu confiante e segura após a visita ao berçário. “Eu me senti mais em paz após saber da informação para onde vou, por onde vou passar, que terei meu acompanhante junto logo em seguida. É um momento muito sensível e pude esclarecer muitas dúvidas, seja pelas orientações da oficina, como na maternidade. Tudo isso faz muita diferença”.

Odair Serrano, diretor presidente da Funesp, ressalta a importância desse projeto para mulheres grávidas. “Queremos trabalhar para intensificar ainda mais as ações desse projeto para gestantes de todas as regiões de Campo Grande. Além de melhorar as condições físicas dessas mulheres com atividades preventivas, também podemos dar um apoio emocional, o que é uma marca da nossa gestão, o atendimento humanizado”, concluiu.

Serviço

O treinamento é coordenado pela professora Renata Guimarães e tanto as inscrições como as atividades são realizadas no Parque Ayrton Senna. As aulas acontecem todas as terças e quintas-feiras, a partir das 8h. O parque fica localizado na Rua Jornalista Valdir Lago, nº 512 – Bairro Aero Rancho.

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp