Campo Grande, 24 de fevereiro de 2024

Festival Surdolímpico, futebol máster e ciclismo agitam fim de semana esportivo

A agenda esportiva de Mato Grosso do Sul será cheia neste fim de semana, com vários eventos apoiados pelo Governo, através da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer), sendo realizados durante o sábado (4) e domingo (5).

Um dos principais eventos dessas datas é a primeira edição do Festival Surdolímpico, que acontecerá no Centro Poliesportivo Mamede Assem José, localizado na avenida Engenheiro Amélio Carvalho Baís, numeral 1.890, na Vila Almeida – região oeste de Campo Grande. As atividades ocorrem entre às 14h e 17h deste sábado.

Com entrada gratuita e inscrições feitas no local, o festival visa proporcionar uma tarde de vivências em três modalidades esportivas: badminton, futebol society e handebol. Assim, a intenção é oportunizar à pessoa surda a iniciação e aproximação com o esporte surdolímpico, importante instrumento de inclusão.

Ali, haverá demonstração de fundamentos e regras com dois professores de Educação Física surdos. Eduardo Favaro e Tiago Marçal são os responsáveis pelas atividades, que serão destinadas a crianças (acima de 12 anos), jovens e adultos. A expectativa é de que cerca de 200 crianças e jovens participem.

“O esporte e a inclusão andam juntos. Queremos através desse evento que pessoas surdas e com qualquer tipo de deficiência auditiva vivenciem o esporte e o percebam como uma ferramenta capaz de fortalecer a autoestima e o bem-estar”, destaca o secretário de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania, Marcelo Miranda.

Bola de Ouro e veteranos

Ainda no sábado, acontece a 2ª Copa Interna da escolinha de futebol Bola de Ouro. As partidas vão acontecer durante todo o dia, no campo do bairro Tiradentes, que fica na avenida José Nogueira Vieira, em frente ao Asilo São João Bosco – mesmo local onde acontecem os treinos. Crianças de várias idades participam do evento.

Já no domingo, acontece a 28ª Copa Máster Sub-50 e Sub-55, também no campo do bairro Tiradentes. Assim como no campeonato interno de sábado, a realização desse evento sob apoio do Governo de Mato Grosso do Sul é feito pela Escolinha Bola de Ouro.

No mesmo dia, o pedal vai girar rápido no Parque das Nações Indígenas. Lá, acontece mais uma edição do Duathlon – MTB e Trail, evento de ciclismo que reúne adeptos da modalidade a partir das 7h para diversas atividades. A organizadora é a Bolt.

O fim de semana é finalizado ainda com a abertura do Super Campeonato de Futebol Amador do bairro Alves Pereira, que começa neste domingo e vai até o próximo, dia 12 de março. A associação de moradores local é quem organiza e solicitou o apoio.

Estadual de futebol

O já tradicional Campeonato Sul-mato-grossense de Futebol realiza mais quatro duelos, válidos pela oitava rodada do torneio, neste fim de semana. Pelo Grupo B, são dois jogos no sábado, e mais duas partidas no domingo pelo Grupo A.

Às 15h de hoje, entram em campo Aquidauanense e Operário Atlético, em duelo que acontece no estádio Noroeste, em Aquidauana. Já às 15h30, é a vez do estádio Douradão, em Dourados, receber o confronto entre o time da casa e o Ivinhema.

Fecham a rodada no domingo os confrontos Serc x Coxim e Costa Rica x Operário. Ambos vão acontecer em Costa Rica, no estádio Laertão. O primeiro, que tem o vizinho de Chapadão do Sul como mandante, será realizado às 10h, enquanto o duelo entre os dois últimos campeões estaduais acontece às 15h.

Nyelder Rodrigues, Comunicação Governo de MS
Foto:

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp