Brasileiro conquistou o seu primeiro título no Circuito Mundial de Surfe em cima de Jack Robinson, australiano que venceu em Pipeline
Por Redação do ge — Peniche, Portugal
Terça-feira para ficar guardada na história do surfe brasileiro. Na etapa da praia de Supertubos, Adriano de Souza, Gabriel Medina, Filipe Toledo, Tatiana Weston-Webb e Italo Ferreira já levaram o troféu. Agora uma nova sensação entra para o time de vitoriosos nesta onda poderosa de Peniche. João Chianca, depois de despachar Kelly Slater e Ethan Ewing nos rounds anteriores, venceu o líder do ranking Jack Robinson e conquistou seu primeiro título no Circuito Mundial de Surfe.
Como numa luta de boxe, os dois competidores começaram a batalha com muito respeito. Sem atacar muito, tentaram pegar algumas ondas, mas sem êxito. Depois de dez minutos de bateria, João Chianca pegou uma direita perfeita. Pegou um tubo largo, saiu com tranquilidade e fez 7.83. Mais dez minutos para o brasileiro pegar outra onda perfeita. Chumbinho fez 8.50 e deixou Jack Robinson em combinação. O australiano ficou com uma soma de 11.84. Não satisfeito, Chumbinho ainda tirou 9.07 e aumentou ainda mais o somatório. A torcida foi à loucura com o tubo.
João Chianca é campeão em Peniche — Foto: Thiago Diz / WSL
Australiano ainda conseguiu uma linda onda para a direita, pegou um tubo profundo e fez 8.97. Jack se livrou da combinação, mas ainda precisava de 8.61 para virar o jogo. Não deu tempo. Chumbinho brilhou e levou o primeiro título na WSL.
A terceira etapa do Circuito Mundial de Surfe contou com a presença do presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa. O líder do país europeu, que acompanhou o show do palanque principal da WSL, abraçou o jovem brasileiro na hora da comemoração. Os surfistas agora se preparam para a próxima parada em bells Beach, na Australia, entre os dias 4 e 14 de abril.