Campo Grande, 22 de abril de 2024

Efeito Emiliano Martínez: regra passa a proibir goleiros de “distraírem cobradores de pênalti”

Por Redação do ge

A Ifab, associação internacional que regula as regras do futebol, comunicou nesta semana alterações e adendos que passarão a valer a partir da temporada 2023/24. A principal mudança diz respeito ao comportamento de goleiros nas cobranças de pênaltis.

Em trecho reescrito na regra 14, não está mais permitido que o goleiro tenha um comportamento com objetivo de distrair o cobrador adversário. Provocações feitas pelo argentino Emiliano Martínez, campeão da última Copa do Mundo após disputa por penalidades, levantaram a disucssão nos últimos meses.

  • Regra anterior: “O goleiro defensor deve permanecer na linha do gol, de frente para o cobrador, entre as traves, sem tocar nas traves, travessão ou rede do gol, até que a bola seja chutada.”
  • Nova regra: “O goleiro defensor deve permanecer na linha do gol, de frente para o cobrador, entre as traves, até que a bola seja chutada. O goleiro não deve se comportar de forma a distrair injustamente o cobrador. Por exemplo: atrasar a execução da cobrança ou tocar traves, travessão ou rede do gol.”

 

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp