Campo Grande, 26 de maio de 2024

Quem é Lamine Yamal, joia de 15 anos do Barcelona que encanta Xavi

Por Redação do ge — Barcelona

O que você fazia aos 15 anos e 290 dias? Se é mais novo, o que pretende fazer quando chegar a essa idade? Que tal estrear no time profissional de um dos maiores clubes de futebol do mundo? Foi o que conseguiu o atacante Lamine Yamal, que quebrou recorde no Barcelona na vitória por 4 a 0 contra o Betis.

Lamine entrou em campo aos 37 da segunda etapa, no lugar de Gavi. Nascido em 13 de julho de 2007, ele é o mais jovem a estrear no Barcelona no século. O mais jovem a atuar pelo clube no Campeonato Espanhol. E o segundo mais jovem a atuar pela equipe em toda a história, atrás apenas de Armando Martínez Sagi, de 14 anos e 200 dias, em 1920.

Yamal havia sido relacionado na rodada passada, contra o Rayo Vallecano, mas não ganhou a chance de Xavi. Contra o Betis, o caminho ficou aberto após o Barça abrir 4 a 0 e uma vitória tranquila.

O atacante canhoto entrou em campo e quase balançou as redes em seus poucos minutos. E ganhou a aprovação e elogios do chefe.

– Já mostrou o que é, aos 15 anos não tem medo. Ele tem aquele talento de três quartos do campo que não é fácil de encontrar no futebol mundial. É um jogador com muito potencial e pode ser muito importante no futuro. Ele é uma pessoa que não parece ter 15 anos, ele é maduro. E eu decidi que estava pronto para estrear – declarou Xavi.

“É um jogador que pode marcar uma fase no clube”, projetou o técnico do Barcelona.

 

Lamine Yamal, de 15 anos e 290 dias, entra em campo no Barcelona: o mais jovem do clube a jogar pela liga — Foto: Albert Gea/Reuters

Lamine Yamal, de 15 anos e 290 dias, entra em campo no Barcelona: o mais jovem do clube a jogar pela liga — Foto: Albert Gea/Reuters

Lamine Yamal, de 15 anos, ao lado de Busquets, de 34: passado, presente e futuro do Barcelona lado a lado — Foto: Albert Gea/Reuters

Lamine Yamal, de 15 anos, ao lado de Busquets, de 34: passado, presente e futuro do Barcelona lado a lado — Foto: Albert Gea/Reuters

Mais uma joia de La Masia

 

Lamine Yamal nasceu em Mataró, nos arredores de Barcelona. Seu pai é marroquino, e a mãe é de Guiné Equatorial. Ele tem convocações pelas seleções de base da Espanha e, recentemente, se envolveu em uma polêmica.

Segundo divulgado pelo jornal As, Yamal foi retirado da delegação da Espanha sub-17 após um episódio de indisciplina no mês passado. O Barcelona o teria punido também. O motivo para a sanção não foi divulgado. Mas Lamine voltou ao clube posteriormente e integrado ao profissional.

Com uma potente perna esquerda, Yamal foi chamado de “mini Messi” pelo perfil oficial de LaLiga. O jovem ainda não assinou o primeiro contrato profissional, e a estreia no time profissional é vista como uma estratégia do Barcelona para acelerar a renovação do vínculo.

Nas redes sociais, o adolescente celebrou a data histórica. Para ele e para o Barça.

“Sonho feito realidade, feliz por poder estrear com essa camisa! Muito obrigado culés pelo apoio. Vou seguir trabalhando. Visca el Barça”, escreveu Lamine.

 

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp