Campo Grande, 26 de maio de 2024

Com três dias de prova, Brasil Ride retorna a Bonito e reúne mais de mil ciclistas no feriadão

Três dias de muito mountain bike (ciclismo de montanha), com percurso total de 163 quilômetros em meio às belezas da fauna e flora do principal destino de ecoturismo do país. Assim será o Brasil Ride – Gravel Race, megaevento de aventura que promete reunir mais de 1,5 mil ciclistas no feriado prolongado da Independência, entre os dias 6 e 9 de setembro, em Bonito (MS). É o segundo ano consecutivo que o município recebe as provas.

prova ciclismo Ride 5 Com três dias de prova, Brasil Ride retorna a Bonito e reúne mais de mil ciclistas no feriadão
Provas vão ocorrer de 6 a 9 de setembro em MS

Organizada pelo Instituto Brasil Ride, a competição conta com investimento do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania). Para o evento, o Estado repassou R$ 350 mil do FIE (Fundo de Investimentos Esportivos) à Prefeitura Municipal de Bonito.

Brasil Ride é conhecido por sua stage race (corrida por etapas). Isto é, os competidores poderão desfrutar dos 163 quilômetros em um cenário único, em contato com a natureza, e o percurso pode ser concluído em três dias. As categorias etárias vão desde a classe juvenil (15 anos) até a máster 2 (mais de 65 anos), nas modalidades mountain bikegravel (bicicleta mais leve que MTB e pronta para encarar asfalto, terra e cascalhos) e sport. Haverá ainda provas de e-MTB (bicicleta com motor elétrico).

prova ciclismo Ride 4 Com três dias de prova, Brasil Ride retorna a Bonito e reúne mais de mil ciclistas no feriadão
Disputa vai ocorrer nas belezas naturais de Bonito

Aos que preferem finalizar a prova em apenas um dia, o evento contará com desafios na categoria tour (15 km) e kids (1 km). Além do viés competitivo, haverá programação pensada para os atletas-turistas, com passeios turísticos, envoltos por águas cristalinas, cachoeiras, grutas e trilhas. Os participantes poderão apreciar, por exemplo, o Parque Nacional da Serra da Bodoquena e parques aquáticos. Tudo isso sem contar as experiências gastronômicas, com os pratos típicos da região: arroz carreteiro, uma variedade de peixes (o Pintado na brasa é uma boa pedida), além de carne de jacaré e muitas frutas do cerrado, como guavira, pequi, bocaiúva e jaracatiá.

prova ciclismo Ride 3 Com três dias de prova, Brasil Ride retorna a Bonito e reúne mais de mil ciclistas no feriadão
Evento vai ocorrer pelo segundo ano consecutivo

Para o diretor-presidente da Fundesporte, Herculano Borges, o Brasil Ride vai muito além do pedal. “É um evento enorme, capaz de movimentar Bonito econômica e culturalmente, aquecendo o fluxo turístico e mostrando as nossas belezas naturais, especialmente aos que vêm para cá pela primeira vez. Com organização de ponta, promete ficar marcado na memória de cada participante”.

Apesar de sediar as provas da franquia pelo segundo ano seguido, Bonito foi escolhida em 2023 para ser palco da primeira corrida por etapas no estilo gravel. Pensada na versatilidade, a bicicleta gravel é a combinação perfeita para quem gosta de pedalar na zona urbana, em estradas, mas não deixa de lado uma pegada mais rústica, na terra, em terrenos acidentados e com trilhas. Por ser fabricada em material mais leve, permite que o ciclista tenha fácil condução e ainda ganhe um tempo para contemplar a natureza, armar uma barraca para descansar e prosseguir no dia seguinte.

Confira neste link a programação completa e mais detalhes do Brasil Ride – Gravel Race.

Lucas Castro –Fundesporte (com informações do Brasil Ride)
Fotos: Divulgação/Brasil Ride

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp