Temporal afasta torcedores, e pouco mais de 30 mil pessoas acompanham vitória contra Valencia
Por Redação do ge — Barcelona
O Barcelona registrou o seu pior público em mais de 23 anos. Na vitória por 4 a 2 contra o Valencia, 30.167 pessoas estiveram no Estádio Olímpico Lluís Companys. Uma forte chuva caiu na cidade antes e durante a partida e afastou boa parte da torcida.
O pior público anterior registrado pelo Barcelona foi no dia 11 de novembro de 2001, em uma vitória por 4 a 0 sobre o Valladolid. Naquele dia, 30 mil pessoas foram ao Camp Nou. Os dados são do jornal Mundo Deportivo.
Casa do Barça, o Camp Nou passa por reformas e, na atual temporada, o clube manda seus jogos no Estádio Olímpico. A casa da equipe em 2023/24 tem capacidade para cerca de 55 mil pessoas, quase a metade de sua arena própria, que recebia 99 mil torcedores e poderá contar com até 110 mil após as obras.
Na atual temporada, o pior público anterior havia sido os 34.471 presentes na vitória por 3 a 2 contra o Almería, em dezembro. Ao todo, o Barcelona teve nove jogos com públicos abaixo dos 40 mil torcedores em seus 22 realizados como mandante em 2023/24.
Durante a pandemia, o Barcelona registrou públicos abaixo dos 30 mil presentes no Camp Nou. No entanto, havia restrições à época para evitar aglomerações. O número desta segunda, contra o Valencia, é o segundo menor do século do clube em jogos com capacidade máxima liberada.
O Camp Nou segue em obras, e a previsão do Barcelona é de retornar à sua casa em novembro, na próxima temporada. O clube deve voltar ao seu estádio antes da conclusão das obras, que estão previstas para 2026.
O Barça chegou aos 73 pontos no Campeonato Espanhol e garantiu sua classificação para a próxima edição da Champions League. Em segundo, o time de Xavi Hernández volta a campo no sábado, fora de casa, em confronto direto com o Girona, terceiro colocado.