Rainha da ginástica artística brasileira briga por cinco medalhas nos Jogos Olímpicos de Paris
Por Redação do ge — Paris, França
Rebeca Andrade é uma das principais esperanças de medalha ao Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris. Campeã no salto em Tóquio-2020, a brasileira deu show na fase de classificação e garantiu vaga em cinco finais – por equipes, individual geral, salto, trave e solo.
As finais são disputadas em datas distintas e, para que você não perca a oportunidade de ver a estrela brasileira em ação, o ge deixa um guia das finais. Anote na sua agenda!
Final por equipes
- Data: 30 de julho, terça-feira
- Horário: a partir das 13h15 (de Brasília)
Na fase de classificação, o Brasil somou 166.499 pontos e terminou em quarto na disputa por equipes, atrás de Estados Unidos (172.296), Itália (166.861) e China (16.628). As seleções do Japão, Canadá, Grã-Bretanha e Romênia compõe o quadro dos participantes na final.
A seleção é composta por Rebeca Andrade, Jade Barbosa, Lorrane Oliveira, Flávia Saraiva e Júlia Soares. As cinco atletas se apresentarão em cada um dos aparelhos e as notas serão somadas. Ao fim da disputa, os três melhores times sobem ao pódio.
Individual geral
- Data: 1º de agosto, quinta-feira
- Horário: a partir das 13h15 (de Brasília)
O individual geral premia as ginastas mais completas dos Jogos. Ao todo, são 24 atletas classificados para a decisão e, cada uma delas, se apresenta em cada um dos aparelhos. As notas são somadas para definir o trio que subirá ao pódio.
Pela regra da Federação Internacional, cada país pode ser representado por, no máximo, duas ginastas. Jade Barbosa, embora tenha ficado na zona de classificação, não disputará essa final porque teve notas menores que às de Rebeca Andrade e Flávia Saraiva.
Salto
- Data: 3 de agosto, sábado
- Horário: a partir das 11h20 (de Brasília)
Trave
- Data: 5 de agosto, segunda
- Horário: a partir das 7h35 (de Brasília)
Nesta prova, o Brasil tem duas ginastas classificadas para a decisão. Além de Rebeca, o time verde e amarelo será representado pela estreante Júlia Soares, de apenas 18 anos. Na fase de classificação, os pais de Júlia foram às lágrimas ao acompanharem a apresentação em Paris.
Solo
- Data: 5 de agosto, segunda
- Horário: a partir das 9h20 (de Brasília)