Filipe Luís rodou elenco e terminou Estadual sem ser derrotado; técnico aguarda volta de lesionados para iniciar o Campeonato Brasileiro, no dia 29 de março
Por Emanuelle Ribeiro e Thiago Lima — Rio de Janeiro
Filipe Luís disse ao longo do Campeonato Carioca que não iria forçar e desgastar o elenco, mesmo que isto custasse o título ao Flamengo. Não custou e nem foi preciso ir até o limite para conquistar o bicampeonato após uma vitória e um empate contra o Fluminense. Campeão com sobras, o time ainda contará com “reforços” para o início do Brasileirão, daqui a duas semanas.
Reforços à vista
Dois jogadores que não disputaram a final do Carioca vão reforçar o Flamengo na estreia contra o Internacional, no dia 29 de março, no Maracanã: Danilo e Bruno Henrique. A previsão é que ambos, com lesões na coxa direita, voltem a treinar com o grupo nos próximos dias.
Além disso, outros dois atletas deverão estar 100% à disposição para o primeiro jogo do Brasileiro: os atacantes Michael e Cebolinha, recuperados de lesões na coxa esquerda e na coxa direita, respectivamente, foram relacionados para a final do Carioca, mas não tinham condições de começar jogando. Michael foi utilizado no segundo tempo.
– O Michael foi uma surpresa quando o DM falou que iria voltar. Acabou com o treino (no sábado, véspera da final). Queria até começar com ele de titular, mas só podia jogar 30 minutos – disse Filipe Luís na entrevista coletiva depois do empate por 0 a 0.
Juninho é outro que vai aproveitar o tempo sem jogos para se recondicionar fisicamente. O atacante, que marcou um dos gols da vitória no jogo de ida e entrou bem na finalíssima, com duas assistências para dois gols anulados, tinha se recuperado recentemente de um edema na coxa direita e ainda não se sentia preparado para ser titular.
São cinco jogadores para aumentar as opções de Filipe Luís no momento de decidir a escalação do Flamengo nas rodadas iniciais do Brasileiro. As duas semanas sem jogos serão ainda fundamentais para descansar alguns atletas que tiveram mais minutagem na reta final do Carioca.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/f/7/3zeMRLRuqjy42eAGGsWg/80.jpg)
Flamengo conquista com sobras o Carioca e prepara “reforços” para o Brasileirão — Foto: André Durão
Filipe Luís conseguiu colocar em prática o controle de minutagem nos 11 jogos do time principal no Carioca. O técnico rodou o elenco e utilizou praticamente todos os jogadores, incluindo alguns garotos da base, com o objetivo de evitar o desgaste antes do Brasileirão, que é sua “prioridade absoluta”. O Estadual foi considerado como uma pré-temporada estendida.
– Eu não vou dar sequência de quatro, cinco jogos para os jogadores agora no começo do ano, porque eu quero que eles façam essa curva e estejam no ápice da performance no começo do Brasileiro – afirmou o treinador em entrevista no dia 8 de fevereiro.
O time ainda ganhará outros dois reforços nos próximos meses. Viña e Pedro, que sofreram graves lesões e passaram por cirurgias no ano passado, seguem a recuperação. O lateral-esquerdo já tem feito trabalhos com a preparação física no campo, mas ainda tem um caminho a percorrer. O centroavante já até fez aquecimento com o restante do grupo, mas só deve ser reintegrado aos treinos no fim deste mês. A expectativa é que ele volte a jogar em abril.