Presidente da Fifa, que é membro do Comitê Olímpico internacional (COI), violou as regras de neutralidade política em suas relações com o presidente Donald Trump durante a Copa do Mundo
Por Redação Ge — São Paulo
A ONG de direitos humanos Fair Square entrou com uma denúncia à Comissão de Ética do Comitê Olímpico Internacional (COI) contra o presidente da FIFA, Gianni Infantino, alegando “violações recorrentes da neutralidade política”. Os vínculos entre Infantino e o presidente dos Estados Unidos Donald Trump foram destacados pela ONG.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2026/n/l/etDgU8QhGIte69OYTKnw/2026-07-05t184522z-1289505717-rc2o7ma763oo-rtrmadp-3-soccer-worldcup-usa-bel.jpg)
Gianni Infantino, presidente da Fifa, e Donald Trump, presidente dos Estados Unidos — Foto: REUTERS/Leah Millis/File Photo
– Gianni Infantino violou repetidamente as regras de neutralidade política do COI ao oferecer seu apoio político ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Também fornecemos evidências de outras duas violações graves, que solicitamos que o COI investigue. A primeira delas diz respeito à possível submissão à pressão política do presidente Trump para contornar as regras disciplinares da Fifa em campo durante a Copa do Mundo masculina de 2026 – escreveu, em nota, a ONG.
Gianni, que é membro do COI, comprometeu-se a agir “independentemente de interesses comerciais e políticos”, em conformidade com a Carta Olímpica. Segundo a ONG, a proximidade do dirigente com o presidente dos EUA levanta questionamentos, como a participação no “Conselho da Paz” de Trump, em fevereiro, quando usou um boné com as inscrições “USA” e “45-47”, uma referência aos dois mandatos presidenciais do líder americano.





