Campo Grande, 16 de junho de 2026

Entenda por que caixa térmica é amiga inseparável de Marcelo Bielsa, técnico do Uruguai

Por Gabriel Duarte — Miami, Estados Unidos

Uma certeza sempre acompanha o técnico Marcelo Bielsa, do Uruguai, e os times aos quais ele comanda: a caixa térmica estará à beira do gramado. O objeto curioso de trabalho do treinador percorreu França, Inglaterra e agora volta a atenção durante a Copa do Mundo nos Estados Unidos, México e Canadá.

Não é marketing, charme ou superstição. A verdade é que Bielsa começou a utilizar o utensílio no Olympique de Marselha, pois já não conseguia ficar mais muito tempo agachado, como costumava assistir aos jogos à beira do gramado anteriormente. A solução foi uma caixa térmica como assento.

Marcelo Bielsa, técnico do Uruguai — Foto: REUTERS/Amanda Perobelli

Marcelo Bielsa, técnico do Uruguai — Foto: REUTERS/Amanda Perobelli

Na sua biografia, a Virtude da Loucura, escrito por Tim Rich, a explicação foi que o estádio Vélodrome, do Olympique, tem um banco de reservas abaixo da linha do campo. Dessa forma, Bielsa começou a sentar-se em uma caixa térmica para ter uma melhor visão do jogo.

Durante a passagem pelo time francês, Bielsa viveu até cena curiosa. Durante a vitória sobre o Toulouse, o treinador sentou-se em cima de um copo de café quente, que estava sobre a caixa térmica, e se irritou.

A caixa térmica também foi utilizada pelo Olympique para divulgar a nova camisa do clube na época.

Em 2014, Olympique usou caixa térmica para divulgar nova camisa — Foto: Divulgação/ Olympique

Em 2014, Olympique usou caixa térmica para divulgar nova camisa — Foto: Divulgação/ Olympique

A tradição se manteve na Inglaterra, quando, em 2018, Bielsa acertou com o Leeds. No lugar da caixa térmica, o balde térmico azul. Com o decorrer do trabalho e o sucesso, o utensílio ganhou até patrocínio e a réplica passou a ser vendida pelo clube inglês. Bielsa chegou a ser questionado, mas não deu muitas explicações.

Bielsa pelo Leeds — Foto: Leonardo Miranda

Bielsa pelo Leeds — Foto: Leonardo Miranda

Quando foi contratado como técnico do Uruguai em 2023, a Federação Uruguaia de Futebol anunciou sua chegada no X postando uma foto de uma caixa térmica com o escudo da federação. Ele continuou usando o utensílio em jogos das Eliminatórias, amistosos e agora na Copa do Mundo

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp