Campo Grande, 24 de abril de 2024

Austrália vence a Dinamarca

A Austrália está nas oitavas de final da Copa do Mundo pela segunda vez em sua história. Com um gol de Leckie, os Socceroos derrotaram a Dinamarca por 1 a 0 nesta quarta-feira, no Al Janoub, e garantiram o segundo lugar no Grupo D, com os mesmos seis pontos da França, líder pelo saldo de gols. Os dinamarqueses, considerados antes do Mundial favoritos a uma das vagas, terminam com um amargo último lugar, com apenas um ponto, atrás da Tunísia, com quatro .

A Austrália, que estreou em Copas do Mundo em 1974, disputa apenas a sexta edição do torneio (a quinta consecutiva). A única vez que passou da fase de grupos foi há 16 anos, na Copa da Alemanha-2006, também em segundo lugar, na chave do Brasil. Daquela vez, os australianos caíram nas oitavas, derrotados pela Itália, que terminaria campeã mundial. Agora, os Soccerros tentarão chegar pela primeira vez às quartas. E novamente terão pela frente uma seleção considerada favorita: a Argentina, primeira colocada do Grupo C, será a adversária no jogo de sábado, às 16h (horário de Brasília).

Austrália comemora contra a Dinamarca

  • A Austrália, que estreou em Copas do Mundo em 1974, disputa apenas a sexta edição do torneio (a quinta consecutiva). A única vez que passou da fase de grupos foi há 16 anos, na Copa da Alemanha-2006, também em segundo lugar, na chave do Brasil. Daquela vez, os australianos caíram nas oitavas, derrotados pela Itália, que terminaria campeã mundial. Agora, os Soccerros tentarão chegar pela primeira vez às quartas. E novamente terão pela frente uma seleção considerada favorita: a Argentina, primeira colocada do Grupo C, será a adversária no jogo de sábado, às 16h (horário de Brasília).

    Austrália comemora contra a Dinamarca

    Austrália comemora contra a Dinamarca (Foto: Wolfgang Rattay/Reuters)

    A Austrália poderia se classificar com um empate, mas para isso dependeria da Tunísia não vencer a França na outra partida da chave. O plano ia dando certo até os 14 minutos do segundo tempo, quando os tunisianos abriram o placar no seu jogo, assumindo naquele momento a vice-liderança da chave. Um minuto depois, em contra-ataque fulminante, Leckie recebeu ótimo lançamento de McGree, deu dois dribles desconcertantes em Maehle na área e chutou cruzado para garantir a vitória histórica – essa foi também a primeira vez que os australianos venceram dois jogos seguidos em Copa do Mundo.

    Leckie Australia

    Também disputando pela sexta vez a Copa do Mundo, a Dinamarca se despede do Catar com sua pior campanha na competição: duas derrotas (Austrália e França) e um empate (com a Tunísia), e somente um gol marcado em três jogos. Esta foi a segunda vez que a seleção escandinava não passa da fase de grupos, e a primeira sem conseguir sequer uma vitória. Na outra ocasião, no Mundial de 2010, somou três pontos na chave que teve Holanda e Japão classificados. Dessa vez, amarga uma inédita e decepcionante última colocação no grupo.

    Dinamarca frustrada em jogo contra a Austrália

    Dinamarca frustrada em jogo contra a Austrália (Foto: Bernadett Szabo/Reuters)

    FESTA NO CENTENÁRIO

    Nas redes sociais, a seleção da Austrália celebrou a classificação às oitavas de final destacando a importância do resultado em um ano histórico para o futebol do país, que celebra em 2022 o centenário da primeira partida dos Soccerros, realizada em 17 de junho de 1922 (derrota por 3 a 1 para a vizinha Nova Zelândia).

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp