Para Harry Kane, a vaga na semifinal da Copa do Mundo do Catar escapou por um detalhe. Após a derrota para a França, neste sábado, pelas quartas de final, o jogador analisou o desempenho de sua equipe e admitiu que houve falhas nas conclusões. Inclusive, no pênalti perdido por ele, no fim do jogo, que teria dado sobrevida a Inglaterra se fosse convertido.
Kane apareceu na zona mista do Al Bayt com cara de choro. Ele admitiu que a eliminação e suas circunstâncias causaram dor:
– Eu sou alguém que, sempre que se prepara, se prepara para um, dois pênaltis. Eu me senti competente para o primeiro, assim como no segundo. O que fez a diferença foi a execução. É claro que dói agora, vai doer por um bom tempo. Mas faz parte de ser capitão e líder do time de assumir a responsabilidade do que aconteceu hoje.
O gol da Inglaterra no jogo foi marcado exatamente de pênalti, no início do segundo tempo, em cobrança bem batida no canto de Lloris. Aos 38 minutos da etapa final, a Inglaterra perdia por 2 a 1, e Kane teve nova oportunidade de marcar em penalidade, mas chutou acima do travessão.
– Tínhamos total confiança que podíamos alcançar algo especial nesta Copa do Mundo. Mas pequenos detalhes decidiram. Tivemos melhores chances, fomos melhores no jogo. Mas falhamos na execução. Como capitão do time, eu assumo a responsabilidade por perder o pênalti. É difícil. É difícil de aceitar. Mas podemos ficar orgulhosos do grupo, orgulhosos do que fizemos e alcançamos. Isso vai machucar por um período. Mas temos que olhar para o futuro – afirmou o atleta.
Harry Kane em Inglaterra x França — Foto: Matthew Childs/Reuters
Apesar da eliminação nas quartas de final, o atacante acredita que sua seleção fez um bom trabalho no Catar e demonstrou que está em caminho de evolução. Kane também fez coro com os companheiros pela permanência do técnico Southgate:
– Eu acho que foi um torneio bem positivo. Claro que a gente achou que podia fazer mais, mas com algumas performances e o jeito que o time jogou, era bom de ver, eu diria que temos um grande futuro. Adoramos ter Gareth (Southgate) como técnico, queremos que ele fique, mas é decisão dele. Tenho certeza que ele vai pensar. Temos um grande time. Grandes jogadores, grandes jovens jogadores que vão chegar ao seu auge. Temos a Euro daqui dois anos, temos que seguir adiante e mirar nisso.