Campo Grande, 3 de dezembro de 2023

Navios iranianos no Rio, visita à fábrica da Huawei e mais: veja 5 vezes que Lula se contrapôs aos EUA

Por O Globo

Em pelo menos cinco oportunidades, o discurso do presidente brasileiro entrou em rota de colisão com os EUA, desagradando os interesses de Washington. O caso mais recente aconteceu na manhã de sábado (noite de sexta-feira no Brasil), quando o presidente afirmou a jornalistas em Pequim que os EUA incentivam a guerra na Ucrânia, e convocou o país e seu principal aliado, a União Europeia a “falarem de paz”.

Relembre quatro momentos em que Lula contrapôs os interesses dos EUA:

1- O caso dos navios iranianos

 

Contrariando um pedido dos EUA para impedir a entrada em portos brasileiros de dois navios de guerra iranianos, a Marinha do Brasil autorizou as embarcações Iris Makran e Iris Dena, a atracar no porto do Rio de Janeiro em fevereiro. O episódio se tornou um incidente internacional, principalmente após as revelações de que autoridades brasileiras e iranianas participaram de uma confraternização nos navios.

Navio iraniano está atracado no porto do Rio de Janeiro, na região central da capital fluminense — Foto: Genilson Araújo/O Globo

Navio iraniano está atracado no porto do Rio de Janeiro, na região central da capital fluminense — Foto: Genilson Araújo/O Globo

2- Visita à fábrica da Huawei

 

No primeiro dia de sua agenda oficial na China, Lula visitou um centro de pesquisa da gigante de tecnologia Huawei — uma das poucas empresas do mundo capazes de implantar a tecnologia 5G. A visita contrariou interesses americanos, que consideram o avanço da empresa como um risco à segurança, acusando-a de ser um braço do governo chinês.

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp